Ampliando e respeitando todas as formas de aprendizagem

Ensino Fundamental

O Colégio Domum como missão a formação integral do aluno, orientando-se pelos seguintes princípios:
- Desenvolvimento das potencialidades intelectuais, afetivas e motoras, capacitando o aluno para, a partir de suas experiências, adotar métodos de observação e interação que proporcionem uma maior compreensão de si mesmo, do seu cotidiano e do mundo ao seu redor, resultando na aprendizagem de novos e significativos conhecimentos.
- Formação da consciência social e de uma visão histórico-crítica da sociedade, por meio de Projetos que desenvolvam a consciência dos direitos e deveres do cidadão. Criar oportunidades para estimular a preservação do meio ambiente, o respeito ao outro, posicionando nossas crianças e jovens frente às suas responsabilidades sociais.
- Preparação do aluno para que se torne um sujeito de sua própria história, capaz de atuar na construção de uma sociedade mais justa e democrática, utilizando-se da excelência acadêmica e da tecnologia científica como instrumentos de ação modificadora das relações entre os homens e das condições de vida do ser humano.
- Implementação de uma prática pedagógica que visa à aprendizagem significativa, voltada para o desenvolvimento da competência lingüística, do raciocínio lógico e matemático, da iniciação científica, da consciência ambiental e planetária, da experiência artística, mas, principalmente, ao exercício pleno da ética e da cidadania

Organização de ensino

SINGULAR
Educação Infantil: 7h30 às 11h30
Ensino Fundamental: 7h30 às 12h30

SEMIPLURAL
Educação Infantil: 11h30 às 14h
Ensino Fundamental: 12h30 às 14h

PLURAL
Educação Infantil e Fundamental: 14h às 17h

Missão

Ser reconhecida como espaço educacional de referência inovadora da educação básica, comprometida com o fazer pedagógico significativo, agregando valores e princípios essenciais na construção da cidadania individual e coletiva.

Visão

Projetar e aperfeiçoar continuamente os processos pedagógicos e de gestão, confirmada na prática articulada de pessoas e ações, servindo a sociedade com excelência por meio da educação.

Objetivos

- Melhorar a qualidade do ensino;
- Intensificar o processo de participação entre a escola e a comunidade;
- Desenvolver a participação democrática;
- Favorecer o exercício da cidadania criticamente;
- Assegurar que os alunos permaneçam na escola, reduzindo assim a evasão e a repetência;
- Organizar e normatizar a instituição escolar, estabelecendo direitos e deveres de cada seguimento e definindo finalidades e atribuições;
- Contribuir para a construção de uma sociedade justa e solidária, em defesa da vida;
- Conscientizar a comunidade da sua importância para aprendizagem do nosso aluno e para o bom desenvolvimento do Colégio e da educação como um todo, no contexto social, político, cultural e econômico;
- Identificar os alunos com baixo rendimento e viabilizar estudos de reforço e recuperação;