Onde tudo começa!.

Educação Infantil

No Colégio Domum, as crianças experimentam novas sensações e movimentos, além de receberem cuidados relativos à higiene e à alimentação, sempre com muito carinho, integrando as funções de educar e cuidar.

Nosso objetivo principal é desenvolver a autonomia e a socialização das crianças. As tarefas que parecem simples, para elas são grandiosas. É notória a alegria das crianças ao carregar a mochila, lavar as mãos, comer sozinhos, vestir-se, calçar-se e até ajudar o amigo a fazê-lo.

Nosso trabalho consiste em procurar interpretar e compreender as necessidades e desejos manifestados pelas crianças, respeitando as características cognitivas, físicas e psicológicas de cada etapa do seu desenvolvimento..

Organização de ensino

SINGULAR
Educação Infantil: 7h30 às 11h30
Ensino Fundamental: 7h30 às 12h30

SEMIPLURAL
Educação Infantil: 11h30 às 14h
Ensino Fundamental: 12h30 às 14h

PLURAL
Educação Infantil e Fundamental: 14h às 17h

Missão

Ser reconhecida como espaço educacional de referência inovadora da educação básica, comprometida com o fazer pedagógico significativo, agregando valores e princípios essenciais na construção da cidadania individual e coletiva.

Visão

Projetar e aperfeiçoar continuamente os processos pedagógicos e de gestão, confirmada na prática articulada de pessoas e ações, servindo a sociedade com excelência por meio da educação.

OBJETIVOS


- Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, tendo uma imagem positiva de si, ampliando a autoconfiança, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;
- Identificar e compreender sua ligação aos diversos grupos dos quais se relaciona, aumentando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo seus limites e as potencialidades do seu corpo;
- Estimular as percepções sensoriais;
- Desenvolver a coordenação motora, visual e auditiva;
- Desenvolver a atenção;
- Despertar a sensibilidade, curiosidade e criatividade da criança;
- Possibilitar que a criança se reconheça como sujeito e estabeleça relações entre a escrita do seu nome e o mundo de códigos linguísticos no qual está inserida;
- Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico.